Aula 3: Maria e a infância de Jesus| Para Conhecer e Amar Maria
Nesta aula meditaremos o papel de Maria e como ela esta ligada no plano salvífico de Deus a partir do seus nascimento e infância
Texto da aula
Nesta aula veremos algo fundamental dentro da nossa devoção Mariana que é justamente os primeiros de nosso Senhor.
Antes mesmo de entramos dentro da meditação do nascimento e infância de Jesus, iremos meditar sobre a visitação de Maria a sua prima Izabel.
Depois de receber o anúncio de que ela seria Mãe do Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade, Maria sai e vai ao encontro de sua primas, vai percorrer um trajeto de mais ou menos 140 Km ate uma cidade chamada Ai Karim para ali ajudar sua prima Izabel que estava gravida e já era de idade avançada.
Aqui já podemos tirar uma lição valiosa da vida d tu e Maria, pois ela que recebeu a maior dignidade possível a um ser humano, a dignidade de ser chamada “Mae de Deus”. Ela gravida de Jesus se coloca a serviço vai ate a casa de Izabel ajuda-la nas tarefas mais simples que compõem o dia dia de uma mulher daquela época.
Este ensinamento; muito valioso para todos nós pois faz parte da identidade do cristão este colocar-se a serviço do irmão, daquele que necessita, a Mãe de Deus, com Jesus em sua frente se coloca a serviço, quanto mais
nos também não devemos nos colocar a serviço.
Depois ainda nesta cena podemos ver o admirável encontro de Maria com sua prima Izabel (Lucas 1,39-56). Izabel por revelação do Espírito Santo vai acolher Maria com Mãe de seu Senhor e vai também saudá-la com a frase que rezaremos em todas as Aves Marias “Ave cheia de graça o Senhor é com vosco.”. João Batista também reconhecera Jesus no ventre da virgem e vai saltar no ventre de sua mãe Izabel.
Maria por sua vez vai ali junto de sua prima recitar o hino do Magnifica, onde ela expressa sua humildade, reconhece a grandeza da obra de Deus e profetisa em um hino entrelaçado por passagens do Antigo Testamento aquilo que aconteceria com o menino Jesus.
Depois de permanecer ali durante seis meses Maria volta a Nazaré e ira junto a José ate até Belém para ali participar de um recenseamentos previsto na época, isso se faz necessário por que muito provavelmente José, ou sua família teria uma propriedade em Belém.
Chegando a Belém Maria dará a Luz ao menino Jesus em volto em um grade mistério o mestreio de ser virgem antes, durante e depois do parto.
Segundo a tradição Jose teria acomodado Maria em uma gruta em Belém e teria saído em busca de parteiras para ajudar Maria na hora do parto. Segundo esta tradição apenas Maria e Jesus foram testemunhas do nascimento virginal que aconteceu ali na gruta em Belém, este é um mistério vivido ali apenas por Maria e Jesus.
Segundo esta tradição Jose chegou com duas parteiras que exclamaram surpresa “Como pode isso acontecer? Uma virgem dar a luz a um menino.
Dente deste acontecimento muitos se questionam como seria possível, porem precisamos entender que estamos falando d0 nascimento do menino Deus que se fez homem, este por si só já é um fato “impossível”, porem impossível para nós e não para o Deus do impossível nosso senhor Jesus Cristo.
O ultimo fato marcante, ainda nos relatos de são Lucas a respeito da infância de jesus, é a presentacao do menino no templo, depois que se cumpriu o tempo de purificação, Maria e jose Levaram o menino para ser apresentado no templo, pratica que era algo normal entre os Judeus da época.
Chegando ao templo Maria vai encontra com o velho Simeão e da boca dele ira receber uma boa e uma “mal” noticia. A boa noticia diz respeito que das palavras ditas por Simeão a respiro de Jesus que vieram confirmar que Ele era de fato o Messias esperado, o filho de Deus: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. 30Porque os meus olhos viram a vossa salvação 31que preparastes diante de todos os povos” Lucas 2,29-3.
Porem da boa de Simeão também viria a “má” noticia: “E uma espada transpassará a tua alma”. Lucas 2,35>
Aqui esta previsto também a cruz neste momento Maria tem contato com aquilo que seria um pouco da vida de seu filho e na palavra da espada que transpassaria seu coração já esta presente a cruz, diante do coração de Maria a cruz ira passar muitas vezes, porem ela não se desespera, são Lucas vai nos diz que ela quadrara tudo em seu coração em silencio, Maria é a mulher do silencio orante, que coloca toda sua confiança em Deus.
Por isso é importante estudar a vida de Maria para aprender